noticias

Instituto Gesto e Vetor Brasil unem forças e formam a Motriz

Organização sem fins lucrativos reflete a força que impulsiona a construção de um Brasil mais justo e equitativo, fortalecendo governos a partir das pessoas. Nova marca será lançada no dia 1º de março

4/11/2024

Vetor Brasil e Instituto Gesto, organizações sem fins lucrativos com ampla atuação no fortalecimento da capacidade institucional da gestão pública no Brasil há mais de oito anos, uniram forças para potencializar o impacto positivo de seu trabalho e agora se consolidam como Motriz, em uma fusão inédita para o Terceiro Setor no Brasil. O lançamento da nova marca será no dia 1º de março. 

A partir das experiências e conhecimentos acumulados da trajetória de ambas as organizações, o propósito da Motriz é fortalecer o poder executivo brasileiro para que entregue serviços de qualidade a todas as pessoas no Brasil. Para tanto, a nova organização tem como objetivo impulsionar governos estaduais e municipais com foco na melhoria da educação pública e do fortalecimento de lideranças do setor público em diferentes territórios brasileiros – com um olhar transversal para a equidade étnico-racial, a equidade de gênero e a sustentabilidade socioambiental. 

Novo posicionamento - O nome Motriz reflete a força que impulsiona a construção de um Brasil mais justo e equitativo, fortalecendo governos a partir das pessoas. A organização passa a atuar de maneira sistêmica na cocriação de modelos estruturados e adaptáveis que preparem os gestores públicos para agir com eficácia e crescente autonomia na resolução de desafios de áreas estratégicas do setor público. “Essa atuação inclui a criação, a disseminação e o acompanhamento da implementação de metodologias, ferramentas e programas de formação voltados ao fortalecimento da capacidade institucional dos governos e ao desenvolvimento das pessoas que atuam – ou aspiram atuar – no setor público”, diz Joice Toyota, diretora executiva da organização. 

O trabalho da Motriz junto aos governos envolve: apoio em diagnóstico e priorização de ações; curadoria de ferramentas, metodologias e formações para lideranças e corpo técnico das secretarias; planejamento e implementação conjunta de políticas locais; orientação para estabelecimento e monitoramento de indicadores e metas; sistematização de aprendizados, encontros e partilha de conhecimentos em rede. “Levamos em conta a necessidade de personalização da jornada de cada território tendo em vista a melhoria da educação pública com equidade e de lideranças públicas engajadas e diversas”, acrescenta.

O processo de integração das organizações ocorreu ao longo de todo o ano de 2023. “Nesse período, buscamos entender o que já éramos e o que queríamos ser. Revivemos nosso legado, compreendendo os atributos e diferenciais mais relevantes de cada organização, e alinhamos nossas maiores forças na construção de novos sonhos, incorporadas na estratégia e no posicionamento da Motriz”, diz Marco Camargo, diretor de Desenvolvimento Institucional. “Agora, iniciamos esta nova etapa como organização, com uma cultura integrada, uma estratégia unificada, além de posicionamento e um nome novo.”

Frentes de atuação - A organização passa a atuar em duas frentes: educação pública e lideranças públicas. A primeira tem como público-alvo secretarias municipais e estaduais de educação pelo Brasil e seus gestores. O objetivo é colaborar com a gestão pedagógica e administrativa das secretarias de educação em diferentes territórios do país, estimulando ações perenes que fazem a diferença no processo de ensino e aprendizagem, com equidade e sustentabilidade. Nesta frente, há também uma abordagem específica para o território amazônico, com foco especial em educação para conservação da floresta. 

A segunda frente é voltada para gestores públicos que lideram equipes de municípios e estados brasileiros em pastas estratégicas de gestão e planejamento, educação e saúde.  O objetivo é colaborar na construção de times diversos e na permanência de profissionais aptos e engajados em cargos estratégicos nos governos, para a entrega de melhores serviços à população brasileira, tendo como premissas a equidade étnico-racial, a equidade de gênero e a sustentabilidade socioambiental. 

Programas em territórios como o Formar, o Plantar e o Fortalecer, que nasceram no Instituto Gesto, continuarão a existir, agora com uma nova roupagem. “Mantivemos a essência dos três programas em nossas frentes da Motriz e aprimoramos essa atuação com o objetivo de alavancar nossas competências existentes que mais agregam às necessidades dos governos”, explica Fernanda Patriota, diretora de Implementação da Motriz. 

Programas de formação e desenvolvimento de lideranças criados e implementados pelo Vetor Brasil ganham mais força ao serem acoplados à nova estratégia junto aos territórios em ambas as frentes de atuação. Iniciativas para lideranças como o Trainee de Gestão Pública e o Ubuntu também serão fortalecidas junto aos parceiros da organização.

“Até 2031, temos a ambição de ampliar nossas parcerias com governos de 30 para pelo menos 120 estados ou municípios do Brasil. Ao focar nossos esforços em territórios onde estamos construindo um trabalho mais intensivo, podemos criar e monitorar indicadores mais assertivos para compreender o impacto finalístico do trabalho feito pelas lideranças na ponta”, diz Fernanda. 

Para viabilizar sua operação e contribuir para seu crescimento, a Motriz recebe apoio de cerca de 15 instituições filantrópicas nacionais e internacionais, e é também uma organização associada à Fundação Lemann.

Redes Que Transformam - Nos dias 6 e 7 de março, os parceiros mais próximos da Motriz terão a oportunidade de vivenciar uma experiência da nova marca durante um encontro presencial, a ser realizado em Campinas (SP). O evento Redes Que Transformam (RQT) reunirá gestores públicos de diferentes setores e áreas, das cinco regiões do Brasil. Serão dois dias de inspiração, debates e trocas sobre temas atuais, com a presença de pessoas que são referência nacional e internacional em Gestão Pública e Liderança. 

Sobre a Motriz - Fruto da fusão entre o Instituto Gesto e o Vetor Brasil, a Motriz é uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito fortalecer o poder executivo brasileiro para que entregue serviços de qualidade a todas as pessoas no Brasil, com equidade étnico-racial, equidade de gênero e sustentabilidade socioambiental. Com soluções inovadoras voltadas para a educação pública e o engajamento de lideranças do setor público, a Motriz procura contribuir para a implementação de políticas e serviços públicos mais efetivos, inclusivos e diversos no Brasil. Mais informações no site motriz.org.

Compartilhe esse post:
Olivia Rhye
11 Jan 2022
5 min read